Como se avaliam as UC/UFCD?
Na componente de formação de base de cursos EFA de nível secundário – habilitação escolar é obrigatória a validação de 2 competências por cada UC.
A avaliação final é quantitativa, podendo os alunos ingressar no
ensino superior, ou é traduzida no número de competências que o adulto adquiriu e isso depois terá uma equivalência para o acesso?
ensino superior, ou é traduzida no número de competências que o adulto adquiriu e isso depois terá uma equivalência para o acesso?
A avaliação final é de carácter qualitativo. Os adultos que concluírem o ensino básico ou o ensino secundário através de cursos EFA que pretendam prosseguir estudos estão sujeitos aos respectivos requisitos de acesso das diferentes modalidades.
Todos os formandos têm que obter 88 créditos para que possam ser certificados?
Não. Num curso EFA de nível secundário de habilitação escolar (Percurso S – Tipo A), obtém-se a certificação com um mínimo de 44 competências, mas distribuídas por todas as Unidades de Competência (UC). Para o adulto obter esta certificação tem de percorrer todas as UC e obter pelo menos 2 competências validadas em cada UC.
No caso dos EFA de percurso completo (percurso S – Tipo A), os créditos necessários para a certificação continuam a ser 44 (somatório 16 CP, 14 STC e 14 CLC)?
Sim, continuam a ser os 44.
Também é obrigatório nos EFA (componente escolar) evidenciar/adquirir pelo menos duas competências por cada UC?
Existem 2 situações distintas:
1.
1.1.Na componente de formação de base de cursos EFA de nível básico e cursos EFA de nível básico e nível 2 de formação é obrigatória a validação de todas as UC das que constituem cada área de competência-chave.
1.2.Na componente de formação de base de cursos EFA de nível secundário e nível 3 de formação é obrigatória a validação de 4 competências por cada UC.
2. Na componente de formação de base de cursos EFA de nível secundário – habilitação escolar é obrigatória a validação de 2 competências por cada UC.
E como fazer num percurso descontínuo (adultos encaminhamos para percursos EFA flexíveis a partir de processos RVCC)?
Por exemplo: Um adulto que consegue validar 16 UC* 2 competências, ou seja, 32 competências, num processo RVCC, necessita de ser encaminhado para um percurso EFA. Nesse caso, o adulto terá de percorrer as outras 6 UC em formação (300 horas). Isso dar-lhe-ia 32+12=44 competências, ou seja 44 créditos (o mínimo para a certificação).
No caso das UC onde também só conseguiram uma competência validada em RVC, têm de fazê-las em formação, para que possa ser validada.
Esta é a lógica de operacionalização do sistema de créditos no RCC - Nível secundário.
Num EFA aplicam-se os critérios para evidenciar competências associadas ao sistema de créditos igual ao dos Centros Novas Oportunidades?
Sim. Uma competência evidenciada com, pelo menos um 1 nível de complexidade de tipo III, corresponde a um crédito (todos os outros critérios de evidência têm também que estar contemplados, podem é ser de tipo 1 ou 2).
Os adultos que frequentam cursos EFA têm direito à campanha de portáteis e.escola?
Sim, têm.
Curso de Educação e Formação de Adultos - NS de
Certificação ESCOLAR
CURSO: EFA Secundário | CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS Formandos | 2010/2011 |
DOMINIOS | ||
AQUISIÇÃO e Aplicação (Indicadores) de Competências * | Dominio Pessoal, Social e Relacional Competências Transversais * (Parâmetros Transversais de Avaliação) | Organização do PRA Competências-Chave * (Parâmetros Específicos de Avaliação) |
- AQUISIÇÃO de saberes - Mobilização de saberes - Combinação de saberes par UMA Resolução de Problemas - Transferencia das Competências Parágrafo Situações Diferentes Novos Problemas e ncvs Diferentes Contextos: ü Contexto Privado ü Contexto Profissional ü Contexto Institucional ü Contexto Macro-Estrutural | - Assiduidade / pontualidade - Adaptação Às Mudanças - CAPACIDADE de Pesquisa - Organização - Iniciativa - Criatividade - Autonomia - Mobilização de Recursos - Espírito Crítico - Responsabilidade - Gestão do Tempo - Progressão - Trabalhar Pará não CAPACIDADE Grupo - Relacionamento interpessoal | - Critérios de Evidência Conforme Referencial de Competências-Chave (RCC) das Áreas de Competências-Chave (ACC) ü Integração dos Documentos de Trabalho n º PRA ü Reflexão Sobre Como aprendizagens ü aprendizagens hum Associação OUTRAS / Actividade (s) integradora (s) |
*CADA UMA Relativos Área de Competência Chave, Núcleo Gerador Por e Domínios de Referência
Menção: CA - Com Aproveitamento; SA - Sem Aproveitamento |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.